Carteira de Trabalho Digital: veja os benefícios e como emitir o documento
A Carteira de Trabalho Digital reúne diversas informações relacionadas a vida do cidadão, enquanto trabalhador
Diante dos constantes avanços tecnológicos, diversos documentos como CNH e RG, hoje, já dispõe de uma versão digital. A substituição do modelo impresso, mais tradicional, tem sido cada vez mais inevitável, quando comparado a praticidade e a facilidade do acesso à informações de identificação civil ou do trabalhador.
Nesta linha, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), também acompanha os referidos avanços. A versão digital é disponibilizada pelo governo através de um aplicativo de celular, promovendo uma maior facilidade não só aos trabalhadores, mas também às empresas contratantes.
Vantagens da versão digital
Não é difícil imaginar o motivo pelo qual o modelo digital apresenta diversas vantagens frente ao documento físico, a começar pela emissão que nem exige que o trabalhador saia de casa, em vista que o procedimento pode ser feito totalmente online. Vale ressaltar que a CTPS Digital já considera oficial há cerca de dois anos, por mais que não seja de conhecimento geral.
Ademais, através do app, é possível conferir diversa informações essenciais na vida do cidadão, que serviram de comprovação para mais diversas finalidades, como quando chegar o momento de pedir a aposentadoria. No aplicativo, o trabalhador encontra dados como: vínculos empregatícios (atual e antigos), recolhimentos do FGTS, contribuições previdenciárias, média salarial, datas de ingresso e saída em empregos anteriores, dentre outras informações.
Como emitir a CTPS Digital
Para contemplar a versão digital, o primeiro passo é possuir uma conta no Gov.br, na qual solicitará o CPF e uma senha cadastrada. Feito isso, basta baixar o aplicativo da CTPS Digital, que já está disponível tanto para aparelhos Android como IOS.
Ao abrir o aplicativo, será solicitado o número do seu CPF e senha cadastrada no Gov.br. Autorizado o acesso, será possível conferir todos os seus dados, enquanto trabalhador. Caso haja alguma irregularidade nas informações ali contidas, é possível realizar a devida atualização junto ao INSS ou a Receita Federal do Brasil (RFB).
Atualização de dados pelo INSS: baixe o app “Meu INSS”, busque pela opção “Meu cadastro”, em seguida clique em “Complementar” e depois em “Atualizar Dados Cadastrais”; Atualização de dados pela RFB: procure pela página ou outros canais oficiais da Receita Federal para corrigir as irregularidades. Para quem tem dificuldades com os meios digitais, pode se direcionar a unidade física do órgão.
Para solicitar a sua acesse:
https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital
Fonte: Jornal Contabil